Salve!

Há muito queria organizar alguns roteiros de viagem seguindo os passos dos meus ancestrais. Para juntar história e viagens, duas coisas que gosto muito… e com o mais nobre dos pretextos, é claro! Começando hoje, pelo meu bisavô catarinense:

José Sebastião do Nascimento, nascido em 1860 em São Miguel da Terra Firme – atual município de Biguaçu, em Santa Catarina.

 

terrafirme1

Localização de São Miguel, ao norte da parte continental de Florianópolis.

 

Eu não conheço Biguaçu, mas gostaria. Quem sabe, se no dia que ali estiver, conseguir ignorar a estrada de asfalto entre a praia e as construções históricas do antigo centro de São Miguel da Terra Firme, possa imaginar como o Sr. José percebia aquele lugar. A 7km do centro atual, ainda estão ali a igreja matriz, cuja reconstrução foi iniciada em 1798, com seu pequeno cemitério; o balneário; o Museu Etnográfico Casa dos Açores e o aqueduto histórico.

legenda e link

Detalhe do acervo do Museu Etnográfico Casa dos Açores em São Miguel. Mais fotos ótimas neste post bem informativo (Florianópolis or Just Floripa). Este museu deve dizer muito sobre as origens do seu José Sebastião, um homem de ascendência quase completamente açorita.

 

Biguaçu está logo ao norte de São José, que circunda a porção continental de Florianópolis. Muito embora seja com certeza muito diferente da São Miguel do século XIX que José Sebastião conheceu, a pequena cidade, que já foi um importante ponto portuário e da pesca baleeira, ainda preserva pontos de interesse para o patrimônio histórico, além de reunir as opções de lazer no balneário e gastronomia local, nos restaurantes ao longo da orla. Na galeria abaixo estão algumas fotos – clicando em cada imagem, abre-se uma pequena explicação de cada uma:

 

 

 

Como não poderia faltar em qualquer bom passeio, para quem gosta de comer (eu levantei a mão), vale também ver esta dica dos Destemperados – O Restaurante Aqueduto.

 

Bon voyage,

helga~Helga.

 

O aqueduto e seu reflexo. Ou o reflexo e seu aqueduto, como preferirem.

Em destaque: O aqueduto e seu reflexo. Ou o reflexo e seu aqueduto, como preferirem. Esta viagem é mais uma cortesia da Helga, que editou esta imagem de um antigo cartão postal, que por sua vez veio das profundezas de internet.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.