Biografias

As Biografias dos meus antepassados são a principal razão de existir desse blog. Ou pelo menos, a razão pela qual ele passou a existir, em primeiro lugar.

 ♥ Porque Recordar é Viver ♥

Para cada biografia, me debruço sobre todas as informações a respeito do sujeito em questão. Vou contemplar não apenas as origens da família, ou como alguns preferem dizer, as linhagens. Vou também analisar o grupo familiar mais amplo: os tios, irmãos, cunhados, genros e noras, e com sorte, os netos. Vou procurar descobrir sobre a sua profissão, onde morava, como era a vida naquele tempo e naquele lugar. Para isso, vou procurar saber sobre a historiografia do lugar onde viveu. Vou empenhar horas a fio à procura de notícias e documentos. Vou, por último, tentar empatizar com este sujeito: procurando conhecer os códigos sociais da época, vou me propor a intuir o quanto lhe afetaram as dificuldades financeiras, físicas, emocionais. Vou colocar também na balança as conquistas, os eventos positivos. Se considerar importante, vou incluir um contexto histórico mais amplo, pois cada geração acaba por testemunhar um ou dois momentos-chave no desenrolar da história.

Sem exceção, vou precisar criar ou editar imagens, mapas e diagramas que ajudam a ilustrar a narrativa da biografia. Vou precisar pesquisar sobre os assuntos mais variados, e esta é uma das características mais interessantes da genealogia: a sua interdisciplinaridade fascinante e infinita, que entretanto acaba por tomar incalculáveis horas de leitura e estudo.

Devido à complexidade da tarefa, cada biografia leva, na mais otimista das previsões, umas quatro semanas para atingir um nível de qualidade mínimo para publicação. Com boa velocidade, seis semanas, dois meses… ou até mais. E elas continuam sendo aprimoradas ao longo do tempo e – na verdade, como todo o conteúdo aqui – estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Erratas, revisões, acréscimos de informações adicionais estão fadados a ocorrer de tempos em tempos. Ainda bem!

Todas as outras partes de eu, tu, eles – tais como Extra!, Garimpo, Colírio, por exemplo – são originadas a partir das biografias. São, na verdade, assuntos periféricos e auxiliares, que acabam, às vezes, por tomar vida própria.

Navegue:

José Sebastião do Nascimento

Maria Caetana de Araújo

Johann Theodor Nilles

Henriqueta Eilert

 

oijcoidjc

Livros abertos. Imagem encontrada em cbc television. (Nota: não foi possível apurar a publicação original, data, ou autor da imagem).

Att,

helga~Helga.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.