Salve!

“O conjunto de casas do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho foi restaurado pela Prefeitura. São duas construções residenciais do final do século 19, sedes de uma antiga chácara, no eixo a partir do qual se formou o Bairro Partenon.”

Assim são descritos os casarões que formam as instalações do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho (AHPAMV) na página da Secretaria Municipal de Cultura. Como visitei o arquivo há algumas semanas atrás, posso dizer que os casarões são um surpreendente oásis de tranqüilidade na agitada avenida Bento Gonçalves. Além do acervo rico e extenso – que não ainda não pude explorar a fundo – o Arquivo conta com funcionários interessados, informados e prestimosos. E freqüentadores simpáticos, prontos para trocar informações sobre seus assuntos de interesse : )

O Moysés Vellinho armazena um milhão e meio de documentos da admnistração de Porto Alegre desde 1764, dentre os quais os Livros de Impostos (1893-1934) podem ser de especial interesse para quem busca se aprofundar nas buscas de genealogia. Os impostos eram coletados e organizados de diferentes formas, como por exemplo, ordenados por profissões ou por endereços. Há também registros de impostos coletados para atividades específicas, como por exemplo, construtores e trabalhadores ambulantes. Sobre algum antepassado, especificamente, seria possível descobrir a profissão através do endereço, ou o endereço através da profissão, e o valor da renda semestral sobre o qual incidiam impostos.

Registro de coleta de impostos na Rua dos Andradas

Registro de coleta de impostos na Rua dos Andradas. Foto: AHPAMV

O Moyses Vellinho segue coletando e organizando mais fontes de pesquisa primária, e merece uma visita com bastante tempo para folhear aqueles livros tão bem mantidos. As novas fontes de pesquisa costumam ser anunciadas no blog do Arquivo: AHPOA.blogspot.

♥ Voltarei! ♥

 

Moyses Vellinho.

Os casarões do Arquivo Histórico Moyses Vellinho.Imagem: PMPA

Att,

helga~Helga.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.