Salve!

Pegando carona neste post anterior,  pensei que as cores exuberantes dos anos 20 – que na prática não se deixaram capturar no cinema e na fotografia – mereciam seu próprio lugar ao sol aqui em Extra! 

Vamos pensar em uma diva dos anos 20. Não é difícil:

klmklmkl via FilmsGraded.com

A icônica Louise Brooks, no poster de seu filme mais cult. Via FilmsGraded.com

Não é raro ver alguém tentando reproduzir o ar misterioso dessas divas – e então isso se traduz em uma maquiagem um pouco pesada, com muito contraste nos olhos, e aquele batom cor de vinho com café, ou de casca de beringela, enfim… um tom até avermelhado, mas demasiado escuro.

Mas como já comentei anteriormente:

«

Cabelos Tons vermelhos teriam parecido muito mais escuros do que eram em uma foto p&b daquela época. Isso se deveria à película ortocromática da fotografia, assim descrita na Wikipedia (livremente traduzido por mim):

A película ortocromática provou-se problemática para o cinema, fazendo céus rosados parecerem nebulosos, cabelos loiros parecerem apagados, olhos azuis praticamente brancos, e lábios vermelhos praticamente pretos.

Este tipo de película foi amplamente utilizado até 1926 e sua produção só foi interrompida pela Kodak em 1930.»

♦  Como não deixam mentir os batons originais da época, que quase invariavelmente saíam quase pretos nas fotografias e filmes:

 

♦  Vejam também alguns exemplos de posters coloridos do mesmo filme – A Caixa de Pandora – sempre com bastante cor:

 

 

♦  Na mídia impressa, a revista Photoplay de Chicago trazia as novidades de Hollywood para os fãs de cinema desde 1911. Algumas capas – todas mostrando lábios coloridos com os vermelhos mais vibrantes:

 

ijijiojo

Capa da Photoplay, outubro de 1926. Retrato de Dolores Costello, desenhado por Rolf Armstrong. Via MusicMadMamma.tumblr.

 

♦  Para terminar, deixo com vocês a cara de desdém da Louise Brooks – colorida parcialmente, bem rápido e sem muito detalhismo por mim:

 

– – ♦ – –
Fashion Illustration, 1929

Fashion Illustration, 1929. Vinda de algum lugar do pinterest.

Att,

helga

~Helga.

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.