Salve!

Há muito tempo venho brincando e flertando com colorizações. Mas nunca ia adiante: meus resultados preliminares eram tão tenebrosos que eu preferia encerrar os trabalhos em andamento e mudar de assunto.

Mas! Nunca é tarde para até que enfim finalizar

♥ A minha primeira colorização ♥

A fotografia de família é de cerca de 1913.  E eu adoro o vestido da minha bisavó nesta foto. De que cores terá sido?

 

familia eilert nilles

Muitas folhas e um vestido xadrez fazem um ótimo desafio. Da esquerda para a direita: Wilma Nilles, Henriqueta Eilert, Erna Nilles no colo, Theodoro Nilles e Irma Nilles.

E como ficou?

Ficou perfeito? Claro que não. Looonge disso! Mas me convenceu. Finalmente olhei aquela foto e depois de muito ajustar tantas cores briguentas, consegui achar que a fotografia ganhou mais vida. Consegui realmente imaginar a cena. O que eu queria era que a foto tivesse uma atmosfera que pudesse parecer real, mesmo com uma ou outra desarmonia cromática – como é o caso da grande maioria das fotos coloridas de grupos de pessoas. Minha falta de imaginação meu preconceito me faz idealizar as cores das fotos preto e branco sempre assim: se não é preto, branco, marrom ou bege, então só pode ser azul calcinha ou vermelho. Que dificuldade! Fiz questão de rever meus conceitos, pesquisando roupas de época aqui e ali. É bom saber (na verdade, saber, eu já sabia – mais correto seria dizer que é bom sentir) que o mundo era bem mais colorido do que eu conseguia imaginar.

Mas e afinal, como ficou?? Ficou assim:

color-eilertnilles-final-2

Comecei escolhendo tons pastéis para as meninas. Para o maravilhoso vestido xadrez, o esquema de cores da estampa foi mudado muitas vezes, até que me contentei com uma combinação interessante de tons frios. Porque alguém tinha que se vestir com cores chatas, o pai de família ficou de marrom-preto. A casa ganhou aquelas cores de sempre: amarelinho e marronzinho. Né?

A saia não é justa, mesmo assim deu bastante trabalho. Mas tudo bem: meu dia ficou mais colorido, porque eu terminei!!!

 

Att,

helga~Helga.

 

— P.S. Bônus: uma versão mais saturada —

color-eilertnilles-final-sat

— ∞ —

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.